Inspirado pelo Nerdcast 247 – As bizarrices do Rock Pauleira, resolvi retornar 13 semanas depois com o Rock de Domingo em grande estilo: Black Sabbath os pais do heavy metal. A banda da terra da rainha foi formada em 1968 encabeçada por Ozzy Osbourne e Tonny Iommi. Influenciados por Led Zeppelin, Deep Purple e Jimmy Hendrix dentre outros; criaram um som particular, pesado e distorcido que posteriormente foi chamado de heavy metal.

O primeiro álbum saiu em 1970 intitulado Black Sabbath já mostrando ao mundo a que veio, a atmosfera obscura, o som pesado e distorcido sobre letras de assuntos ocultistas e até macabros. O disco seguinte Paranoid prosseguiu e afirmou o estilo da banda, que se manteve nos demais trabalhos, é considerado um dos discos mais influentes do metal. Dentre os clássicos produzidos nestes tempos áureos da banda podemos citar Black Sabbath, Iron Man, N.I.B., Paranoid e War Pigs.

Muitas foram as formações da banda, mas sem dúvida o maior desfalque foi a saída do "Príncipe das Trevas" Ozzy Osbourne que abandonou os vocais em 1977 para seguir carreira solo. O guitarrista Tonny Iommi é o único integrante fixo de toda trajetória da banda, que já teve o recém falecido Ronnie James Dio (1980-1982), Ian Gillan (1983-1984) e Tony Martin (1987-1990) no front do grupo.

Outra curiosidade sobre o guitarrista canhoto Tony Iommi é que ele perdeu as pontas de alguns dedos da mão direita em um acidente de trabalho. Isso o obrigou a usar uma espécie de dedeira de metal para tocar. Esta desvantagem na verdade veio para o bem do rock, pois usando a dedeira Tony conseguia segurar melhor as notas o que o levou a compor riffs cultuados e copiados por inúmeros guitarristas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails