"a lá lá ô ôÔô ôÔô mas que calô ôÔô ôÔô...atravessamos o deserto do Saara, o sol estava quente e queimou a nossa cara..."; "eu mato, eu mato quem roubou minha cueca pra fazer pano de prato"...


... é com essas divertidíssimas frases musicais que venho jogar aos quatro ventos a história desta festa cheia de putaria brilhantismo a qual comemoramos todos os anos faça sol ou faça chuva, o tão aguardado CARNAVAL.
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma (que no popular seria: “façam todos tipos de putarias, bebedeiras, orgias que puderem porque depois é 40 dias sem nada disso hein povo”) e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval, só que “um pouco” modificado. Sinto dizer mas carnaval é sinônimo de toda bagunça que seu corpo agüentar e quantos caras você conseguir beijar e dar e vice e versa para os meninos, só que nos dias de hoje isso não cessa na quarentena...bom, detalhes a parte vamos continuar com nossa historinha. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX.

As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas (“bota camisinha, bota meu amor, que hoje tá chovendo, não vai fazer calor”; ou “ se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não, cachaça vem do alambique, e água vem do ribeirão...”) e assim por diante essas músicas iam deixando os carnavais cada vez mais animados. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada, daí pra frente meu amigo, é igual mulher quando quer dar, ninguém segura! É água morro abaixo, fogo morro acima e ripa na xulipa. Não querendo me fazer de puritana ou dizer que eu não gosto dessa festa, muito pelo contrário, mas já pararam pra observar quantas crianças nascem nos meses de outubro e novembro? (eu sou uma delas!) já pararam pra para observar quantas adolecentes ficam grávidas nessas farras e geram crianças indesejadas e desprogramadas? já pararam pra ver os milhares de acidentes no trânsito que acontecem nesta época? Gente, carnaval é uma delícia, então, vamos curtir com muita responsabilidade ok meus taradinhos e taradinhas!! Lembrando que este ano o carnaval em algumas cidades começará no dia 04 de março 2011, porque em algumas já começou faz tempo hehehehe...


3 Comentários:

Muito bem lembrado Alita, agente se esquece do que o carnaval significa e como foi criado. Eu lembro da minha infância que iamos aos clubes pra pular carnaval... tempinho bom!

ole ole ole ola...

me carnaval foi fuin mais depois q eu vi o onbo da ana hickman

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails