A escolha desta semana teve um cunho, digamos, mais histórico e representativo do que por gosto musical. Não que os alemães do Scorpions não mandem bem, pelo contrário! Se você observar, metade das coletâneas Love Metal da Som Livre são compostas por músicas deles. Clássicos do Heavy Metal romântico como Still Loving You, Moment Of Glory, Send Me An Angel e a preferida da minha patroa Rock You Like A Hurricane.

Wind Of Change é mais que uma simples canção: É um hino de libertação do povo germano. Usando nosso DeLorean voltamos ao final da década de 80. Mais precisamente em 1989, quando caiu o muro de Berlim, erguido para separar a Alemanha Ocidental da Oriental. Fruto da Guerra Fria pós 2ª Guerra Mundial. A nação Alemã era novamente soberana, porém ainda não unida por um sentimento de Pátria. Seu povo ainda pagava o ônus da vergonha de seu passado de intolerância, opressão e guerra.

Eis que surge a poesia de Klaus Meine (vocalista) que conclamava seus compatriotas a sobrepujarem os pecados de seus antecessores e construírem um novo país, moldados a partir de novos preceitos morais. Poucas vezes podemos ver a arte interferir diretamente no andamento da história. Wind Of Change pode ter sido apenas uma brisa para os ventos da mudança que varreram a Alemanha, mas a letra refletiu o sentimento de uma nação que pagou seus pecados, se redimiu, se reconstruiu e atualmente figura no ranking das superpotências européias.


Alguém achou esse post meio político demais??? Desculpa! Saiu...

2 Comentários:

Não conheço tanto de Scorpions....na verdade eu não conheço muito de porra nenhuma de banda, sou uma negação musical. Mas das músicas que conheço, "Rock You Like A Hurricane" ainda é minha preferida da banda. Mas essa é muito foda tmb, nunca tinha relacionado a canção com toda essa coisa política/histórica, mas bem legal mesmo!

Retribuindo a visita
Muito show o BLOG
POstagens otimas
SUCESSO!!
http://maniaderafa.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails