Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Ou não!!!

Tudo o que vou dizer nessas poucas linhas pode até parecer chavão, mas vocês hão de concordar comigo conforme forem descendo e isso tudo quem sabe possa levantar uma acalorada discussão. Mais do que isso quem sabe, conforme vocês forem se identificando com as situações corriqueiras de nosso dia-a-dia em que a dita "Ética de Gentinha" se faz presente por intermédio das atitudes aleatórias de alguns indivíduos. O termo do título é uma referência à um texto que li enquanto navegava pelas emaranhadas teias da web certa vez e que se aplica perfeitamente à situações por demais nauseantes e encomodativas, típicas do ser humano, mas aqui vou me ater apenas a duas: pensar ser melhor que os outros e falar demais.

De gente que se diz "ética e boa", o mundo tá cheio, isso é fato. Antes de mais nada, o que pode parecer errado pra mim, pode não ser para você e vice versa. Sendo o ser humano, um diferente do outro pra "cada cabeça, há uma sentença" como diria aquela celebre frase, e o discernimento nessa hora é o que nos fazer ver o que é certo e o que não é. As atitudes aleatórias tomadas daí então, tornam os até então pangarés metidos, em alasões pomposos e de brilho extremo. Pena que isso tudo, é apenas por fora. Calma que eu explico.

Nunca fui a pessoa mais cogitada do meu meio social e sempre fiz questão de que todos soubessem disso, não por me achar melhor do que alguém (até por que não sirvo como exemplo pra nada, eu acho), mas por ser extremamente crítico comigo, com minhas atitudes e com o que quero pra mim. Já ouviram aquela frase que "quem se abre demais no começo, nunca se abre por inteiro"? Então. Acho ridículos os diferentes tipos de cretinos que dizem melhor que os outros, que falam o que as pessoas querem e não o que precisam ouvir, só pra parecer que estão de bem com todos. São tidos como "amigos", sabem de tudo que aconteçe, conversam com todos e passam a imagem de serem perfeitos, mas no fundo são perfeitos idiotas. Vão à todos os lugares, mas ao sair, fazem uso de ávidos termos influenciando de forma danosa tudo e todos que estão ao seu redor e nunca têm coragem de dizer o que pensam olhando nos olhos. Sabem críticar, mas estas são destrutivas, magoantes e muitas vezes sem fundamento pois antes de apontar o erro alheio, devemos corrigir os nossos. Na frente falam muito bem, por traz (ui!) descem a lenha e tentam manipular o pensamento alheio. Sentem prazer em se tornar próximos à nós, os ajudamos, e eles nos enfiam a faca pelas costas e isso nos faz pensar... de que mesmo é feita uma amizade?

Palavras podem ferir mais do que golpes de karatê, mas se usadas como devem, elas podem salvar o mundo. Se não, podem fazer um estrago maior do que imaginamos e não há nada mais fétido na minha opinião e que exalta mais a miséria humana do que proferir palavras só por falar. Agir diferente seria quebrar os paradigmas, numa sociedade de princípios falido, pena que é mais fácil não fazê-lo. Acredito sim que o ser humano ainda tem jeito... acredito nos sentimentos sinceros e que ainda existem pessoas boas. O que constrói cada um são seus motivos, que compete unica e exclusivamente à cada um. Pena, não é?

Ficar remoendo esse tipo de coisa, quando acontece conosco, faz com que nos tornemos a figura abjeta que estávamos combatendo. Poucos sabem que a vida é longa, cheia de obstáculos e os atalhos que cada um escolheu pra chegar num determinado lugar serão o reflexo das coisas que acontecerão no futuro. Funciona assim: a vida faz com que sempre estejamos aprendendo algo, conosco, ou com os outros. Encho o peito pra dizer que daria tudo que tenho, com toda a certeza do mundo pelas pessoas que amo. Não sei se seria recíproco, mas o faria com toda a certeza, pois preservar as pessoas que nos fazem bem e que efetivamente querem o nosso bem vale mais que tudo. Disseminar um sorriso, pra colher sorrisos, é assim que funciona, pena que às vezes sorrisos podem ser falsos, e coisas boas não. Quando agente às deseja pros outros de coração, elas voltam pra nós.

Sim caros, digo tudo isso por que fui vítima da "ética da gentinha", mas não vou me ater aos pormenores disso, pois viver em harmonia consigo mesmo é um privilégio. Outro que é de poucos é dignidade, portanto considero uma perda de tempo tripudiar sobre aqueles que já me fizeram algo ou que eram meus amigos e deixaram de ser por bobagens como as ditas acima, e aqui, deixo a minha mensagem: não compre, plante! Prezados, que algum dia por ventura fizeram isso, vocês estão perdoados, mas ao menos tenham a honradez de não me fazer passar pelo constrangimento de não ter que ignorá-los e um viva pra aqueles que ainda são gente de verdade!!!


1 Comentários:

viva eu! ;D

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails