Sim! Leitores deste Blog oportunista... Aproveitando o sucesso colossal do último álbum do Iron Maiden, The Final Frontier, que está vendendo mais que pãozinho quente... Chegou a hora de homenagear humildemente a minha banda favorita de todos os tempos até hoje em toda a minha vida, elegendo as dez obras mais perfeitamente Phodas pra caralho de sua carreira.
O "Donzela de Ferro" foi fundado oficialmente, na terra da rainha, no ano da graça de 1975 pelo baixista e mentor Sir. Steve Harris que sonhava com a banda de Heavy Metal perfeita (ele conseguiu só para constar), o primeiro disco foi lançado em 1980. Antes disso Harris teve várias composições rejeitadas pelas gravadoras que sempre lhe aconselhavam a tocar algo mais vendável para a época, lógico que ele nunca aceitou e hoje o Iron é reconhecido como influência para várias bandas, entre as mais bem sucedidas são o Metallica, o Megadeth e o Dream Theater.
A banda nunca ostentou perfil de drogados e encrenqueiros, motivo que levou à demissão do primeiro vocalista Paul Di’anno. Para substituí-lo, vindo da banda Samson, nosso querido Bruce Dickinson. Nos áureos anos 80 vieram sucessos estrondosos como os álbuns The Numer Of The Beast (1982) e Powerslave (1984). No início da década de 90 vislumbramos Fear Of The Dark (1992) neste momento se firma a formação clássica: Steve Harris (baixo), Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra) Adrian Smith (guitarra) e Nicko McBrain (bateria). Até que em 1993 Dickinson se demite para atuar em carreira solo e explorar outras vertentes do rock (recomendo as músicas Silver Wings e Tears Of The Dragon).
No lugar de Dickinson entra Blaze Bayley que se manteve por dois álbuns. Estes não agradaram muito ao gosto dos fãs do “Donzela”. Em 1999 Bruce retorna
Antes de iniciar o TOP10, gostaria de explicar que optei por músicas que representam toda a carreira do Iron e por tanto clássicos como: Be Quick Or Be Dead, Brave New World, Can I Play With Madness, Children Of The Damned, Dream Of Mirrors, Flight Of The Icarus, No More Lies, When the Wild Wind Blows, The Number Of The Beast e Wasting Love ficaram de fora por já estarem representadas por outra música do mesmo álbum.
10# Running free - Iron Maiden (1980)
09# 2 Minutes To Midnight - Powerslave (1984)
08# Holy Smoke - No Prayer For The Dying (1990)
07# Man On The Edge - The X Factor (1995)
06# Run To The Hills - The Number Of The Beast (1982)
05# The Trooper - Piece Of Mind (1983)
04# Journeyman - Dance Of Death (2003)
03# Rainmaker - Dance Of Death (2003)
02# Fear Of The Dark - Fear Of The Dark (1992)
01# The Wicker Man - Brave New World (2000)